domingo, 31 de março de 2013

SÁBADO SEM FUT MESA NO COMPLEXO J. OLIVEIRA... MAS POR UMA BOA CAUSA!!!

Como não agradecer a Deus por todos os momentos, como não estar feliz com a vida. Poder acordar todos os dias e sentir a presença de Deus, dos amigos, dos colegas, e principalmente da família, é especial demais. Porém, Acordar no dia em que ...a Mãe completa 81 anos de idade com toda a jovialidade que lhe é peculiar... Sinceramente, não tem preço!!! Jura 81 Anos com alma de 15. Parabéns Mami. Receba o abraço desta família, onde o mais certo solta pandorga (pipa) em baixo da cama!! Hehe..


 
Queridos amigos, agora entenderam porque Coplexo J. Oliveira?
Juraci ao centro com seus filhotes. Richard Oliveira e Eunice Oliveira
Panorâmica do Complexo J. Oliveira
 Juraci soprando as velinhas...

sábado, 23 de março de 2013

FUTEBOL DE MESA!!


Pessoal, talvez seja importante expressar aqui o  que o Futebol de Mesa representa para mim, na verdade lá por meados de 1980 ganhei do meu pai , Rosauro Alves de Oliveira um time de botão, hoje o Futebol de Mesa, recordo que era um São Paulo comprado no do Sr. Amadeu antiga Livraria Farias, onde hoje é o Armazém das Formulas, Rua dos Andradas com Rua Duque de Caxias.  De lá para cá o Futebol de Mesa me ensinou muitas coisas, ganhar, perder, competir e acima de tudo ter estratégias de ataque e de defesa porém sem jamais esquecer da humildade e o respeito que devemos ter com as pessoas. Fazendo uma simples analogia com a vida, reparo que é assim que as coisas acontecem, devemos ter sempre a calma para decidir, a alegria para festejar a  vitória, e a humildade de conhecer a derrota. Mas que derrota é essa?... Existiria a vitória sem a derrota?  Voltando ao futebol de mesa, é importante  deixar claro que, não se vive dele, mas conseguimos melhorar nossos pensamentos e a nossa capacidade de raciocínio, pois o tal joguinho envolve também a Física ( força, distância, aceleração, atrito, etc.), a Matemática ( ângulos, diâmetros, geometrias, planos, vetores etc.), a Química ( materiais, acrílico, paladom, madeperola, galalite etc.), além de proporcionar momentos de descontração. Bom de todas as maneiras o futebol de mesa ajuda a desenvolver habilidades que outrora estavam escondidas dentro do  inconsciente.  Não é um jogo de azar, não vicia, não há apostas, não desagrega, muito pelo contrário, faz com que sejamos mais fraternos, é um jogo que une gerações, percebemos pais jogando com filhos, avós jogando com netos, tios jogando com sobrinhos, em fim.

O que há de se lamentar é a invasão descontrolada dos jogos eletrônicos, e claro, que prá lá de dinâmicos acabam despertando o interesse dos nossos pequenos (crianças) e acabamos perdendo esses jovens para jogos que incentivam acima de tudo a violência.

Parabenizo ao Prefeito Glauber e todo o seu pessoal pela iniciativa do retorno dos “domingos na praça” quem é da década de 80 recorda bem. Também fica a sugestão de que possamos colocar uma ou duas mesas de Futebol de Mesa afim de que possamos resgatar ou aproximar nossos jovens desse jogo que é tão fascinante (o que fazia o Saudoso Dirnei Custódio). Prontifico-me a emprestar dois times, bolinhas, palhetas e goleiros e ir ao encontro desse pessoal nos domingos para auxiliar no que for necessário, claro pessoal sem custo algum, isso para mim é um prazer.

Beijo Carinhoso a Todos.
Richard Oliveira
AcSFM 

 

quinta-feira, 21 de março de 2013

AcSFM , AGORA É OFICIAL!!! 21/03/2013

AGORA É OFICIAL!!!
A data de hoje é muito especial para o Futebol de Mesa de Santana do Livramento, foi Fundada Oficialmente tão sonhada Academia Santanense de Futebol de Mesa (AcSFM), com a filiação na Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, Santana do Livramento retorna, depois de muito tempo, ao centro dos campeonatos oficiais.  Foi eleita por unanimidade seguinte Diretoria: Presidente Sidnei Salvador Almeida, Vice-Presidente Marcelo Meneses Borba, Secretário Luis Rodrigues, Secretário Adjunto Claudio Marcelo Conde, Tesoureiro Richard Oliveira. A Academia Santanense de Futebol de Mesa já conta com mais de 10 botonistas associados. Parabéns Santana do Livramento, cidade que, nos anos 80 e 90 foi o berço do futebol de mesa nacional, inclusive realizando no ano de 84 um campeonato brasileiro no Clube Comercial, sagrando-se Campeão o Santanense Vitor.
 
Diretoria e Membros da AcSFM.
Francisco Cesar, José Carlos, Sidnei Almeida, Richard Oliveira e Marcelo Borba

terça-feira, 19 de março de 2013

SOPRANDO VELINHAS

Mestre Sidnei Almeida, Velho Doce de guerra... tudo de bom para ti... que nesta data possas realizar todos os teus sonhos, que possamos estar juntos por muito tempo, seja jogando um futebol de mesa, seja conversando fiado... em fim... desejamos a ti um FELIZ Aniversário... um baita abraço... Muita Paz, Saúde e Harmonia... Abraço dos amigos Botonistas do Complexo J.Oliveira e Arena do Borba.  
 
 

sábado, 9 de março de 2013

Depois das férias...preparação para o Fronteirão 2013

Depois de alguns dias de recesso, voltamos às atividades no Complexo J. Oliveira. Estiveram presentes por aqui os botonistas. Marcelo Borba (Nacional), Sidnei Almeida (São Paulo), Zé (Juventus), Richard (Internacional), Kamal Badra (AEK), Luis Rodrigues (Boca Junior), Olavo (Grêmio), e Anderson Feijão (Internacional), tivemos a visita dos amigos e também botonistas Joel e Cesar, que vieram desfrutar conosco mais um sábado especial. A verdade é que os jogos foram todos de altíssimo nível com jogadas e gols para ficarem na memória de cada um de nós... costumo dizer que são coisas que só o futebol de mesa consegue nos proporcionar... momentos únicos, jogadas espetaculares e gols quase que impossíveis de serem feitos, mas eles acontecem... A revelação da tarde foi o excelente desempenho do AEK comandado pelo amigo Kamal, e que cá para nós me deu um “ploc” que a muito tempo o Internacional não levava, foram 3 a zero para o AEK, e claro com um golaço contra que eu só faço em mim mesmo hehe... parabéns Kamal... que retorno ao Fut. Mesa...Da próxima vez não terás moleza...hehe... Em se tratando do Internacional temos que dar um desconto... estamos  em início de temporada, fizemos uma tarde pra lá de discreta,  recordo que os resultados foram os seguintes:
1 x 2 Boca Junior (Luis)
1 x 0 Juventus (Zé)
0 x 0 Grêmio (Olavo)
2 x 0 Internacional (Feijão)
0 x 1 Nacional (Marcelo)
0 x 3 AEK (Kamal)
0 x 0 São Paulo (Sidnei)
Abraço carinhoso a todos... Paz!!! e ótimo inicio de semana.
 
abaixo duas fotos de divulgação da AcSFM em SC. É sucesso!!!
 

 

quinta-feira, 7 de março de 2013

É MOLE?

MAS ISSO É UMA PALHAÇADA!!! NO BRASIL É ASSIM. ASSASSINO GRANHA FACULDADE DE GRAÇA... QUE BAITA INCENTIVO PARA AQUELES QUE PAGAM INTEGRALMENTE...

O menor de idade H.A.M, 17, provocou muito barulho após assumir a culpa por ter detonado o sinalizador naval que matou o garoto boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada, 14, no jogo entre San José e Corinthians, na Bolívia pela Libertadores.
Conforme informação de Bernardo Itri, da Folha de S.Paulo, a crise existencial passou. O menor que assumiu a culpa pela morte de Kevin ganhou uma bolsa integral para cursar o ensino superior. Ele terminará o ensino médio neste ano , em 2014, poderá começar a fazer uma faculdade na zona leste. Pode cursar o que quiser de graça.
Segundo a Folha, a torcida organizada Gaviões da Fiel foi a responsável por barganhar a bolsa de estudos e não terá custo algum –o benefício foi concedido pela instituição de ensino. O nome da faculdade é mantido em sigilo pela torcida porque existe o temor que o jovem sofra retaliações de outros alunos.

sexta-feira, 1 de março de 2013

UFSM com o Fut Mesa... que beleza!!!

 

Futebol de Mesa: crianças, jovens e adultos unidos pela mesma paixão

 
O NUFUME também realiza campeonatos uma vez por mês. Essa regra foi estipulada por uma diretoria composta por Otacílio, pelo professor de Ciências Econômicas, Sérgio Prieb, Pedro Fontoura, acadêmico da Engenharia Acústica e por Eduardo Ribeiro Albuquerque, da Educação Física. Além da diretoria, o Núcleo também possui uma comissão de ética, formada pelos botonistas Jorge Luiz, José Ademir e Paulo Ricardo. Todas terças e quintas-feiras são realizados treinos. “Se eu tivesse mais tempo ficaria fazendo oficinas no RU, na hora do almoço, por exemplo, porque muita gente passa por ali”, comenta Otacílio. Há 25 atletas que jogam, desde o ano passado, compondo o ranking. Neste, há regras internas para quem quiser participar efetivamente. Segundo o idealizador, é através desse ranking que incentivam a criação em coletivo.

Neste ano, o NUFUME conseguiu um patrocínio da Eny Esportes. “Patrocinaram 150 medalhas e 10 troféus, para cobrir esses torneios mensais, já a partir de março” explica Ota, como é popularmente conhecido. Como há os atletas efetivos, o Núcleo cobra uma pequena taxa mensal de R$ 3,00 para manutenção básica, como comprar bolinha, rede, trave e lixa pra lixar as mesas.

Como a “sede” dos campeonatos e treinos fica na UFSM, e há os prédios de funcionários, há muitas crianças, filhas desses servidores. E o objetivo central dos apaixonados pelo futebol de mesa é o de juntar essas crianças com os veteranos, que não estavam jogando mais, fazendo com que haja uma troca de saberes entre diversas idades, dos 12 até os 55 anos.

No regulamento interno do NUFUME, consta que é possível trazer pessoas de fora da comunidade acadêmica, até porque não há outro local na cidade que pratique esse esporte. “A maioria desse pessoal de fora que vem jogar já passou pela UFSM, pelos bancos dessa Universidade, se formaram aqui. É uma espécie de volver do futebol de mesa. Então não tem como não deixar jogar”, conta o funcionário. Para ele, e para a grande maioria dos apaixonados pelo esporte, o Futebol de Mesa serve como uma ferramenta para estimular a união e uma verdadeira troca de conhecimento.

Repórter: Andréa Ortis – acadêmica de Jornalismo.

Editor: Lucas Dürr Missau.

Bi Campeão Brasileiro Guido. Domenico e Kiko...

A cada dia que passa eu me certifico que o futebol de mesa é um esporte que abre caminhos para novas amizades. Pois  o “tal jogo” fez com que eu conhecesse pessoas especiais e que com o passar do tempo vão se tornando amigos, e olha que eu me arrisco a dizer que amigos ainda são aqueles que podemos escolher.
Seria impossível ir a Santa Catarina e não ir na casa do amigo (Bi Campeão Brasileiro 1994/1995)  Guido, em Sombrio, pelo menos para dar-lhe um abraço, o Guido, além de ser um artesão de mão cheia confeccionando belíssimas maletas para os nossos preciosos botões é uma pessoa espetacular, me recebeu de braços abertos na sua bela residência e claro me mostrou a sua oficina da onde são confeccionadas aquelas maletas especiais, por lá ficamos conversando de futebol de mesa, sobre o tempo em que ele vinha a Santana do Livramento para participar dos campeonatos de outrora. Tenho a certeza Guido, que ainda virás mais vezes por aqui, e que vamos comer um churrasco de carne castelhana, obrigado pela recepção, quando vires a fronteira estaremos te recebendo de portas abertas sempre. Darei a todos os botonistas de Santana do Livramento o abraço que me pedistes.  
 
Guido e Richard em Sombrio SC
 
Costumo dizer que quando vou a Porto Alegre, a parada obrigatória é na Rua Coronel Fernando Machado bem no centro da cidade, por lá encontro o também amigo Domenico Bernardino Romano o Mimo  e seu filho Kiko, ambos proprietários do Bazar Mimo. Sou sempre muito bem recebido, com um sorriso estampado no rosto logo vai me mostrando as ultimas novidades do futebol de mesa, é claro apaixonado pelo “tal jogo” que sou, impossível não sair de lá com alguns “mimos”. Uma das coisas mais especiais que o Domenico me disse foi do prazer que ele tem em trabalhar com o futebol de mesa, pois ele vê no esporte uma maneira de unir as famílias, pais, filhos, sobrinhos, irmãos etc. Pois Amigo Domenico, sinceramente são sábias as suas palavras, vim até Santana do Livramento pensando no que conversamos e realmente chego a conclusão de que o Fut Mesa é uma terapia familiar e que muito mais do que unir as famílias é um esporte que propicia amizades especiais... a Família Mimo é uma delas. Obrigado Domenico e Kiko pelo carinho a mim dedicado todas as vezes que  chego no Bazar Mimo, também estamos sempre de portas abertas para quando apareceres aqui na fronteira nos fazer uma visita, abraço carinhoso.  
 
 Domenico, Gabriel, Richard, Vitória e Kiko
 Parada obrigatória!!
 Olha o detalhe na camiseta !!! AcSFM.